Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com

Avenida Almirante Barroso, 1454 - Marco, Belém - PA

E-mail: sbotpara@gmail.com
Tel: 091 - 3084-3000

Vídeo Microcirurgia é tema de curso da SBOT-PA

A SBOT-PA realizou o I Curso de Microcirurgia SBOT-PA, o VII Curso Teórico Prático de Microcirurgia Experimental LCE – UEPA e o Curso de Microcirurgia da Regional Norte Nordeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.

 

O curso foi dividido em dois módulos. Nos dias 27 e 28 de abril, no auditório da Unimed Estação Saúde, foi realizada a parte teórica da programação que contou com a participação: Prof. Dr. Teng Hsiang Wei, Prof. Gustavo Bispo e Prof. Dr. Samuel Ribak.

 

Para o professor convidado, Dr. Samuel Ribak, representante da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), a realização de eventos como o que a SBOT-PA realizou é muito importante para a popularização e reconhecimento da especialidade. “Nesse curso nós vimos a possibilidade de se fazer a microcirurgia sem o uso de microscópio, com vídeo microcirurgia. Uma técnica super interessante que está sendo desenvolvida e que precisa ser difundida em outros centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”, afirmou o professor.

 

O coordenador do evento foi o Dr. Rui Barros, ortopedista especialista em mão e um dos pioneiros da vídeo microcirurgia. “Essa é uma linha de pesquisa desenvolvida no Laboratório de Cirurgia Experimental da Universidade do Estado do Pará, coordenada por mim, em que tenta substituir o microscópio cirúrgico por um sistema de vídeo de baixo custo. Nosso papel aqui é despertar o interesse e estimular os estudantes de medicina a caminharem por esse ramo da microcirurgia que é tão carente na Região Norte”, explicou o prof. Dr. Rui Barros.

 

Nos dias 5 e 6 de maio, foi realizado o segundo momento da programação que contou com a parte prática do curso. A atividade foi realizada no Laboratório de Cirurgia Experimental da UEPA. Os participantes puderam praticar a realização de suturas por meio da vídeo microcirurgia.

 

“A experiência foi excelente. O vídeo é um recurso que além de ampliar o campo de visão do cirurgião, permite que quem está acompanhando também participe e visualize aquilo que está acontecendo no campo cirúrgico”, concluiu o Dr. Paulo Braga, participante do curso prático que foi realizado na programação. 

07/05/2018