Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com

Avenida Almirante Barroso, 1454 - Marco, Belém - PA

E-mail: sbotpara@gmail.com
Tel: 091 - 3084-3000

Síndromes dolorosas do quadril adulto é tema da Reunião Clínica de abril

Dor miosfascial ao nível do quadril e dor glútea profunda foram os assuntos debatidos na Reunião Clínica do mês de abril da SBOT-PA, realizada no auditório da Unimed Estação Saúde, em Belém. A reumatologista Carolina Kahwage e o ortopedista Fábio Moriya foram os palestrantes.

A falta de achados em exames que comprovem alterações, faz da dor miofascial ter alto índice de mal diagnósticos. De acordo com Carolina Kawage, na prática, somente história clínica, um exame físico cuidadoso, incluindo palpação e exame funcional, são capazes de identificar a Síndrome Dolorosa de Glúteo Máximo, Médio e Piriforme.

A reumatologista ainda falou sobre a fisiopatologia da formação dos pontos gatilhos e repercussão no tecido muscular, assim como alteração da biomecânica prejudicada nestes casos. As formas de tratamento com modalidades físicas, anti-inflamatórios, liberação miofascial, alongamento e mudança de maus hábitos posturais também foram pontuados pela especialista.

 

Com relação à Síndrome da dor Glútea Profunda, Fábio Moriya disse que as causas são multifatoriais, mas as duas principais são as bandas fibrovasculares e compressão do nervo relacionado com os músculos rotadores externos do quadril, que podem incluir o músculo piriforme. A anatomia local e as condições patológicas que causam dores, podem confundir os especialistas.

 

De acordo com o ortopedista, os testes terapêuticos podem ser realizados para esclarecer o diagnóstico e a imagem de ressonância magnética é atualmente o exame de escolha e pode influenciar o diagnóstico e o tratamento desses pacientes.

 

Para discutir o assunto, o também ortopedista, Hermes Feitosa, apresentou um caso debatido pelos médicos Jonny Fabricio, Luciano Barboza, Rogério Gomide e Ricardo Bezerra, pelo fisioterapeuta, João Venâncio, e pelos dois palestrantes.