Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com

Avenida Almirante Barroso, 1454 - Marco, Belém - PA

E-mail: sbotpara@gmail.com
Tel: 091 - 3084-3000

SBOT Pará encerra programação científica de 2019 com aula sobre Pé Torto Congênito

29/11/2019

Encerrando as atividades científicas de 2019, a SBOT Pará realizou no dia 27/11 a sua última Reunião Clínica com o tema ‘Pé Torto Congênito’, no auditório do Hospital Adventista.

 

Antes de iniciar as aulas dos palestrantes, o Dr Paulo Braga que falou sobre o projeto de criação do Serviço de Ortopedia Pediátrica e Reconstrução Óssea na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará para atendimento pelo SUS. Em junho, a equipe do projeto promoveu o 1º Mutirão do Pé Torto Congênito e realizou 8 cirurgias. Atualmente, já foram feitas 57 cirurgias.

 

Iniciando a programação de aulas da Reunião Clínica, o Dr. Renato Arraes fez uma introdução sobre o tema falando sobre a classificação do problema, os tipos e o tratamento. De acordo com o especialista, as pessoas buscam o tratamento do Pé Torto Congênito para: corrigir a deformidade; ter maior mobilidade e força; para ter apoio plantar; e por conta da aparência e para conseguir fazer uso de calçados.

 

A segunda aula foi comandada pelo Dr. Raul Boettger que falou sobre os tratamentos não cirúrgicos, em especial, o Método de Ponseti. Este método, segundo o ortopedista, é o que traz melhores resultados e é de baixo custo.

 

Ainda na temática sobre o tratamento da deformidade, mas desta vez falando sobre tratamento cirúrgico, o Dr. Diego Reis explicou quando é necessário realizar o procedimento e quais exames devem ser feitos.

 

Encerrando a programação, o Dr. Marco Damasceno falou sobre como o fixador externo pode auxiliar no tratamento do Pé Torto Congênito.

 

Doações

Os participantes da última Reunião Clínica doaram brinquedos que a SBOT Pará irá doar para o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação – CIIR que recebe e atende crianças que vem até a capital para ter atendimento médico. A ação do Natal dos Amigos Solidários ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, no próprio CIIR.