SBOT Pará retoma atividades presenciais com Reunião Clínica sobre Lesões Musculares

05/10/2020

A SBOT Regional Pará realizou no último dia 30/9, no auditório do Hospital Adventista, Reunião Clínica com o tema ‘Lesões Musculares – Da prevenção ao tratamento’. O evento marcou o retorno das atividades presencias da sociedade no pós-quarentena.

A programação teve início com a aula do fisiologista, Dr. Eric Cavalcante,  que falou sobre como evitar lesões musculares e o papel do fisiologista para evitar tal acontecimento. O especialista, que atua no departamento médico de um time profissional de futebol, explicou quais exames preventivos de lesão costuma realizar nos atletas e a importância de cada um deles.

 

O ortopedista, Dr. Wilton Neri, em sua aula fez um apanhado histórico das classificações das lesões musculares até as mais atuais, como as lesões diretas e indiretas, parciais e totais, dentre outras.

 

A terceira aula da noite abordou a temática diagnóstico por imagem e foi comandada pelo médico do esporte, Dr. Flávio Freire. O médico ressaltou que o diagnóstico por imagem auxilia no estadiamento e gravidade da lesão, que tipo de acompanhamento deve ser feito e na orientação de punção.

 

Encerrando a programação de aulas, o ortopedista Dr. Jean Klay Machado ministrou aula a respeito da prevenção e do fluxo de tratamento das lesões musculares. Dentre os pontos apresentados pelo ortopedista, estão os fatores que aumentam o risco da lesão, alguns deles são: idade, temperatura/umidade, medicamentos, sobrecarga, desidratação, déficit/discrepância de força, nutrição, distúrbios do sono e saúde bucal/infecção em geral.

 

Após as quatro aulas, o Dr. Edilson Andrade, ortopedista, conduziu uma mesa redonda moderna, onde apresentou 3 casos clínicos para serem debatidos pelos convidados presentes: Heribert Pidner (ortopedista), Júnior Furtado (fisioterapeuta), Marcelo Barros (ortopedista), além dos especialistas que ministraram as aulas.

 

A próxima Reunião Clínica da SBOT Pará será realizada no dia 28 de outubro com o tema “Oncologia Ortopédica - Diagnóstico diferencial dos tumores ósseos malignos” e o palestrante será o ortopedista Dr. Fernando Brasil.

Confira todas as fotos em nossa galeria, clicando aqui

Texto: Assessoria de Comunicação SBOT Pará

Fotos: Carlos Henrique

Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com

Avenida Almirante Barroso, 1454 - Marco, Belém - PA

E-mail: sbotpara@gmail.com
Tel: (91) 98515-9506

belem