Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com

Avenida Almirante Barroso, 1454 - Marco, Belém - PA

E-mail: sbotpara@gmail.com
Tel: 091 - 3084-3000

SBOT-PA realiza I Pedala HOL - em alerta ao câncer ósseo

O câncer ósseo é uma doença rara, que atinge, principalmente, crianças. Cerca de 250 novos casos são registrados por ano no Brasil e, geralmente, seus sintomas são confundidos com baques, hematomas ou contusões. Esse foi o principal alerta feito no “I Pedala HOL – em alerta ao câncer ósseo”, realizado no dia 5 de junho, com partida do Portal da Amazônia e percurso pelas principais ruas do centro de Belém. A ação foi uma parceria entre a Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Pará.

 

Ao todo, o passeio ciclístico contou com mais de 400 participantes, dentre ortopedistas, médicos de outras especialidades, residentes e ciclistas; e teve o apoio da Prefeitura de Belém, do Hospital Ophir Loyola e da Taciclo. Todo o valor arrecado com a venda das camisas do Pedala será doado para a Associação Voluntária de Apoio à Oncologia.

 

De acordo com o presidente da ABOO, Antonio Marcelo Souza, idealizador da programação, é essencial que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam difundidos em ações como essa. "Essa doença corresponde a 1% de todo tipo de câncer que possa existir no corpo humano e, portanto, ainda é muito desconhecida da população. Ela mata muito, mutila muito. Mas isso pode ser evitado se os pacientes chegarem em tempo hábil nos hospitais de referência”, destacou.

 

Segundo o coordenador do Pedala, o especialista em Oncologia Ortopédica Fernando Brasil, “Diante de qualquer caroço que apareça nas articulações ou nos ossos, é importante procurar atendimento, pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura, sobrevida e preservação dos membros. Porque quando não leva ao óbito, essa doença deixa as crianças mutiladas”, explicou.