Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com

Avenida Almirante Barroso, 1454 - Marco, Belém - PA

E-mail: sbotpara@gmail.com
Tel: 091 - 3084-3000

Ortopedistas alertam para o peso das mochilas das crianças

 

04/02/2019

No início do ano uma das principais missões dos pais é a compra do material escolar dos filhos para a volta às aulas. A lista de itens é enorme, mas os pais devem ficar atentos a uma coisa: o peso da mochila que o seu filho irá carregar. 

 

 A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT alerta os pais de alunos e os professores do risco de sobrecarregar as crianças e os adolescentes, principalmente aqueles que estão no Ensino Fundamental.

 

Todos os anos, neste período de volta às aulas, a SBOT faz uma campanha educativa e de conscientização para a sociedade. De acordo com a entidade, o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança, por exemplo, se a criança tiver 20kg, ela não pode carregar mais de 2 quilos na mochila.

 

O excesso de peso no acessório pode prejudicar a postura, além de causar dores e lesões no pescoço, nos ombros, no joelho e na região lombar, conforme explica Dr. Bruno Brasil, diretor da SBOT-PA e membro da Sociedade Brasileira de Coluna. “A mochila pesada pode causar dores na região da coluna cervical, dorsal e lombar, dores nos joelhos, nos ombros e quadris. Pode gerar lesões como hérnias de disco e doença discal degenerativa que irão requerer longos tratamentos e cuidados”, explica o ortopedista.

 

Prefira mochilas com alças acolchoadas, firmes e reguláveis. Os modelos com cinto abdominal auxiliam no equilíbrio do peso. É recomendado também escolher mochilas feitas próprias para crianças, pois os materiais usados são mais leves feitos especialmente para esse público. Além disso, o espaço entre a mochila e o corpo da criança deve ser mínimo. A mochila de carrinho também é uma opção, prefira as que possuam alças para as costas e com o puxador na altura do quadril, evitando que as crianças inclinem o corpo para o lado ao carregar.