Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com

Avenida Almirante Barroso, 1454 - Marco, Belém - PA

E-mail: sbotpara@gmail.com
Tel: 091 - 3084-3000

Estudantes e profissionais reúnem-se em evento que abordou osteoartrose

 

 

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Pará realizou a segunda Reunião Clínica de 2015 nesta quinta-feira, 26 de março. O auditório da Unimed Estação Saúde ficou lotado de estudantes e profissionais da área de saúde.

 

Fátima Lobato, Hermes Feitosa Junior e João Alberto Maradei foram os palestrantes convidados para falar sobre tratamentos de osteoartrose. Quem iniciou a palestra falando sobre os conceitos e tratamentos conservadores de artrose foi a reumatologista Fátima Lobato. Ela abordou tratamentos medicamentosos e não medicamentosos, seus riscos e benefícios, e quais são os indicados para cada tipo de artrose (leve, moderada e grave), lembrando que o objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

 

O ortopedista Hermes Feitosa Junior continuou o assunto focando em artrose de quadril, informando os fatores que aumentam a predisposição a adquirir a doença, os tipos de diagnósticos, que são o clínico e o radiológico, além de levar em consideração a história de vida do paciente. Hermes ainda comentou sobre a decisão de realizar cirurgia. “A decisão tem que levar em conta as limitações físicas apresentadas pelo paciente e temos sempre que pensar na preservação da articulação”, ressaltou o médico, dizendo ainda que se deve ser claro com o paciente, esclarecendo que a osteoartrose é uma doença progressiva, que a cirurgia pode ter complicações e que uma vez constatada a doença, deve ser dada a devida atenção.

Em seguida, João Alberto Maradei falou sobre artrose de joelho. Ele falou sobre os tipos cirúrgicos – osteotomia e artroplastia -, suas indicações, vantagens e desvantagens, apresentando casos, alguns atendidos por ele.

Ao final, o ortopedista Rogério Gomide, segundo tesoureiro da SBOT-PA, apresentou dois casos de artrose e mediou um breve debate entre os palestrantes e os ortopedistas Fábio Moriya, Hilmar Tadeu e Ângelo Scotta.

A próxima Reunião Clínica, que conta com o patrocínio da Pfizer e do James Brownie, já está marcada. Será no dia 23 de abril, às 19h30, na Unimed Estação Saúde. O tema será “Fratura supracondiliana do úmero na criança”, a ser abordado pelo ortopedista Luciano Elias Barboza, com moderação de João Amaury Frances Brito, e mesa redonda formada pelos ortopedistas Paulo Oliveira Braga, Magali Soares de Araújo, e pela fisioterapeuta Aliny Cristine Brito Reis. Haverá entrega de certificados.