Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com

Avenida Almirante Barroso, 1454 - Marco, Belém - PA

E-mail: sbotpara@gmail.com
Tel: 091 - 3084-3000

Curso auxilia na adoção de condutas baseadas em evidências científicas

A Comissão de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia trouxe à Belém nos dias 19 e 20 de maio o curso de Revisão Sistemática e Metanálise com o Pós-Doutor em Avaliação de Tecnologia em Saúde, Daniel Umpierre. A capital paraense foi a segunda cidade a receber o evento destinado a profissionais e residentes em ortopedia de todo o estado.

“Hoje a gente fala muito em medicina baseada em evidências. Todas as consultas são pautadas na ciência, então trazer o curso para Belém é poder fazer uma análise crítica sobre o que existe de trabalho científico e além disto, dar condições para nós, aqui em Belém, façamos pesquisas nessa linha”,  disse o presidente da Comissão de Ensino e Treinamento da SBOT, Jean Klay Machado.

O curso foi ministrado pelo Pós-doutor em Avaliação de Tecnologia em Saúde, Daniel Umpierre. “Hoje em dia a ciência sofre um pouco pelo excesso de informação, então os diferentes estudos podem ser sumarizados através do método de revisão sistemática. Ele faz uma síntese, muitas vezes, de informações que constam em 20, 50 estudos, para auxiliar condutas clínicas e interesses de pesquisa na área médica”, explicou o Umpierre.

O método permite que o aplicador defina a sua utilização, que pode ser para tratamentos e prognóstico de doença ou teste para saúde.

Para o presidente da SBOT-PA, Reginaldo Moura, o curso vai ajudar em trabalhos futuros, principalmente junto aos residentes. “Belém foi escolhida para receber esse curso inédito sobre fazer pesquisas, artigos, revisão bibliográfica correta e como interpretar esses exames. Nós, que trabalhamos com residentes, precisávamos de uma ferramenta desse tipo para aprimorar o nosso trabalho”, finalizou.

Texto: Lissa de Alexandria