Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com

Avenida Almirante Barroso, 1454 - Marco, Belém - PA

E-mail: sbotpara@gmail.com
Tel: 091 - 3084-3000

Formas de Tratamento em Fraturas dos Ossos do Antebraço na Criança é Tema de Debate

A Reunião Clínica do mês de abril debateu um tema muito comum em emergências: fratura do antebraço na criança. Como se trata de uma fase de descobertas, baques, machucados e fraturas são comuns na região e raramente são graves, já que os ossos são mais flexíveis.

O caso mais tratado é o que se conhece por “fratura em galho verde”, no qual o osso quebra apenas de um lado e é tratado quase sempre com imobilização com gesso, mas antes, é necessária uma radiografia bem feita, alerta o ortopedista Paulo Braga. “É um tratamento conservador mas é preciso acompanhar o caso para que não haja complicações”, disse o especialista em ortopedia pediátrica.

O ortopedista Paulo Cecim abordou questões relacionadas á fratura desviada, ainda sem falar em cirurgia. Define-se por esse tipo de fratura quando há desalinhamento dos ossos, ou seja, uma das partes do osso saiu do lugar. O também ortopedista pediátrico reforçou a necessidade de uma avaliação radiográfica completa para se pensar no tratamento adequado.

Já o ortopedista pediátrico, Diego Reis, abordou o tratamento cirúrgico em caso de fratura desviada, comentando o passo a passo, o material utilizado, passando pela pré-moldagem da haste, progresso com radiocospia, sutura, imobilização, resultado e evolução.

Em casos cirúrgicos, a atuação de um anestesista é fundamental. O anestesiologista Francisco Juarez também palestrou na Reunião Clínica do mês e fez considerações sobre o uso de fármacos na sala de emergência. Ressaltou o tratamento vai depender da nível de dor e que até a definição desse tratamentos, é importante tratar com analgésicos.

O ortopedista pediátrico, Amaury Frances, 1º secretário da SBOT-PA, moderou o debate de estudo de casos com os convidados e perguntas da plateia.

Texto: Lissa de Alexandria

Fotos: Paulo Favacho