Desenvolvido por Levant Consultoria de Marketing

www.levantmkt.com

Avenida Almirante Barroso, 1454 - Marco, Belém - PA

E-mail: sbotpara@gmail.com
Tel: 091 - 3084-3000

Sbot-Pa encerrou neste domingo o XVI CNNOT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após três dias de intensa programação científica foi encerrado neste domingo, 19 de outubro, a XVI edição do Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia, em Belém, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Na ocasião ocorreu também a IV Jornada Norte e Nordeste de Quadril (SBQ) reunindo especialistas membros da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia de todo o país, que discutiram, entre outros temas, as Lesões Traumáticas ocasionadas pelos acidentes de moto. Participaram os médicos, Dr. Fábio Vidal Moriya (PA), Marcos Antônio Girão (CE), Hilton José Melo Barros (AL), Jamerson Lemos (PI), Adriano Viveiros (BA), entre outros convidados.

 

Especialista em Quadril, o pernambucano Cláudio Marques, destacou a necessidade do debate do tema, apontado o assunto como uma das mais novas ocorrências no Brasil, tendo os jovens as principais vítimas desse tipo de acidente.

 

“Hoje a maioria das lesões ocasionadas por acidentes de moto estão diretamente relacionadas às lesões traumáticas do anel pélvico, que têm afetado de forma crescente a saúde pública, tanto no impacto da mortalidade quanto na morbidade”, destacou Dr. Cláudio, que é também o presidente das regiões Norte e Nordeste da Sociedade Brasileira de Quadril.

 

No último dia do evento, os especialistas debateram também sobre as “Lesões Traumáticas no Joelho”, “Lesões Traumáticas na Pelve”, “Lesões Traumáticas do Anel Pélvico” e “Fraturas do Fêmur Proximal”.

 

Durante o encerramento do XVI Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia, a comissão organizadora do evento representada presidente e vice-presidente da Sbot-Pa, os ortopedistas Rui Barros e Bruno Brasil, respectivamente, agradeceram a participação dos mais de 300 acadêmicos que participaram de forma intensa da programação do evento, os debatedores e a todas as autoridades do poder público do estado que se disponibilizaram e impulsionaram os debates com dados importantes sobre as ocorrências dos acidentes de motocicletas no estado. Entre eles, o secretário estadual de Saúde, Hélio Franco, e o diretor do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Dr. Guataçara Gabriel.

 

“É uma enorme satisfação poder receber cada um dos colegas, que também nos ajudaram a realizar este evento, com suas contribuições e recomendações e, desta forma, buscar melhorar o atendimento ortopédico no país e a qualidade de vida das pessoas”, destacou o presidente do evento, Dr. Bruno Brasil.

 

Ao final do evento foi realizada uma votação para eleger a cidade sede do XVII Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia do Estado, em 2016, na qual foi escolhida a cidade de São Luís do Maranhão (MA). Ainda no encerramento foi apresentado o melhor tema livre e E-Pôster, definidos pela banca examinadora composta pelos médicos Luiz Kimura, Heetor Campora e Paulo Daw Wen, seguida de sorteio de vários prêmios aos acadêmicos.