Em parceria com a SBOT-PA,
LATOPA promove palestras científicas
A Liga Acadêmica de Traumatologia e Ortopedia do Pará (LATOPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - Regional Pará e com a Residência do Hospital Porto Dias (HPD) / Universidade do Estado do Pará, realizou ontem, 16 de março, no auditório do HPD da Almirante Barroso, mais uma aula de sua programação científica, que abordou o tema "Hérnia de disco". O convidado foi o Dr Bruno Brasil do Couto, especialista em Coluna Vertebral e membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).
Para Ana Beatriz Favacho, acadêmica de medicina, a palestra foi enriquecedora. "A gente sempre houve falar que alguém tem hérnia de disco, mas eu, pelo menos, não sabia o que era isso, de fato. Eu sabia toda a anatomia, mas não sabia o conceito da doença. Foi uma aula acessível, com um médico de alto gabarito, que me esclareceu de uma forma bem clara o que é uma doença muito comum na população", pontuou.
No dia 2 de março, também no Hospital Porto Dias, a LATOPA realizou a palestra sobre "Fraturas expostas", ministrada pelo médico Marcus Aurélio Preti, especialista em Reconstrução e Alongamento Ósseo, que abordou o tema desde a definição até diagnóstico e tratamento. A atividade também reuniu residentes e acadêmicos e contou, ainda, com a participação do ortopedista Jean Klay Machado.
Giordana Vilas Boas, também acadêmica de medicina, assistiu à aula e garantiu que "Discutir fratura exposta é importante porque se enquadra em uma urgência. Acho que qualquer profissional deve saber se adequar e atuar em situação de urgência e, também, de emergência. No caso da fratura exposta com paciente politraumatizados, você tem que saber, pelo menos o mínimo para saber como proceder em um caso desse com os procedimentos adequados", destacou.
Ao longo do ano, a parceria continuará com várias outras aulas de qualidade para o meio acadêmico.
Texto: João Thiago Dias
Foto: Paulo Favacho

